A cidade de Osasco viveu, nos dias 4 e 5 de junho, um momento importante de escuta ativa e construção cidadã. Estudantes representantes dos grêmios estudantis das 52 escolas estaduais do município participaram das Oficinas Participativas do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, realizadas no Auditório da Diretoria de Ensino – Região Osasco.
Promovidas pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com o apoio da Secretaria Executiva da Infância e Juventude (Seij) e da Diretoria de Ensino, as oficinas fazem parte de uma série de 28 encontros programados em diversos pontos da cidade, com o objetivo de reunir diferentes setores da população para contribuir com o planejamento estratégico da administração municipal.
Juventude em Ação
Com 251 participantes – sendo 200 estudantes e 51 profissionais da Educação – a atividade buscou promover o protagonismo juvenil ao incluir adolescentes na formulação de propostas para políticas públicas. Divididos em grupos, os estudantes debateram temas como Saúde, Educação, Segurança Pública, Habitação, Cultura, Esporte, Emprego e Assistência Social. Com a mediação de facilitadores, cada grupo escolheu três temas prioritários e sugeriu soluções práticas, simbolicamente classificadas com medalhas de ouro, prata e bronze.
Além das discussões, os jovens foram estimulados a refletir sobre o papel da gestão municipal e da própria população na construção de uma cidade melhor. Segundo Felipe Tannus, diretor do Departamento de Governo Aberto e Fortalecimento da Cidadania da Seplag, a participação dos estudantes foi fundamental:
“A juventude de Osasco mostrou que tem muita capacidade, inteligência e criatividade para pensar junto com a prefeitura como construir políticas públicas para o bem de toda a população.”
O entusiasmo também veio dos alunos. Richard Ferreira Rodrigues, 15 anos, estudante da Escola Estadual Professor Francisco Casabona, destacou a importância do espaço de fala:
“É muito bom, porque vamos entrar em várias pautas que a gente precisa na escola e no bairro.”
Alinhamento com a Agenda Global
As oficinas contaram ainda com a presença de representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), reforçando a conexão da iniciativa municipal com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Livia Camila Rodrigues da Silva e Laysi da Silva Zacarias acompanharam as atividades e destacaram o valor da participação cidadã na juventude para a promoção de direitos e o fortalecimento da democracia.
Próximos Passos
As propostas levantadas pelos estudantes serão sistematizadas pela equipe técnica da Seplag. As ideias que se encaixarem na alçada do poder público municipal poderão ser incorporadas ao Plano Plurianual 2026-2029. Já as sugestões que extrapolarem a esfera da prefeitura serão encaminhadas aos órgãos competentes como recomendações.
Resumo
As Oficinas Participativas do PPA 2026-2029, realizadas em Osasco, destacaram o protagonismo juvenil na construção de políticas públicas. Estudantes dos grêmios estudantis das escolas estaduais da cidade puderam discutir temas fundamentais para seu cotidiano e apresentar propostas para o futuro do município. A ação, além de educativa, reafirma o compromisso com a cidadania ativa, a escuta plural e o planejamento participativo.
Para mais informações sobre as Oficinas Participativas do PPA, acesse o site do Participa Osasco: participa.osasco.sp.gov.br/PPA/#oficinas