domingo, outubro 12, 2025
HomeAdolescenteEducação de SP amplia frequência escolar com 144 mil alunos a mais...

Educação de SP amplia frequência escolar com 144 mil alunos a mais todos os dias em sala de aula

Levantamento compara frequência escolar nos meses de agosto de 2023, quando a pasta implantou as ações de busca ativa, 2024 e 2025; presença desde o início do ano letivo também aumentou

Com monitoramento regular da presença desde 2023 e a implantação das ações de busca ativa e o aplicativo Sala do Futuro, que permite aos familiares acompanharem as faltas dos alunos, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) fechou o mês de agosto com 144 mil estudantes a mais em sala de aula, todos os dias. Esses estudantes, antes ausentes, impulsionam os índices de frequência escolar da rede estadual, que saltaram de 81% em agosto de 2023 para atuais 85,8% no mesmo período de 2025 —um aumento de 4.8 p.p. em um total de 3 milhões de estudantes. 

Na comparação entre agosto de 2023 e 2024, a Educação alcançou 81 mil alunos a mais em sala de aula todos os dias. Os números de 2025, portanto, permitem ao Estado vislumbrar avanços na frequência escolar na conclusão do segundo semestre.

“No ano passado, nós já havíamos registrado um aumento da frequência no mês de agosto de 2023 para 83,7% em 2024 e esse crescimento tem se mantido. Além das ações de busca ativa, implantadas em agosto do primeiro ano de gestão, neste ano ampliamos as possibilidades de comunicação com os pais e responsáveis com a ferramenta Sala do Futuro, que pode ser acessada por meio de aplicativo ou site, e neste espaço eles conseguem verificar o boletim escolar de seus filhos, se eles conquistaram medalhas nas nossas olimpíadas do conhecimento e se eles faltaram às aulas”, comenta o secretário da Educação, Renato Feder.

A frequência de março a agosto, ou seja, considerando o primeiro semestre e o primeiro mês do segundo semestre, também tem apresentado evolução:

  • Em 2023, a frequência no período foi de 80,5%;
  • Em 2024, de 83,1%;
  • E agora, em 2025, de 84,6%.

O secretário destaca as ações de busca ativa e as ferramentas de tecnologia para acompanhamento constante da frequência escolar como cruciais para o avanço da frequência. “Todas as ações que a Secretaria têm implantado e reforçado desde o início da gestão tem um foco principal: o aluno em sala de aula, aprendendo. Esses resultados provam que estamos no caminho certo, com espaço para melhorar. O avanço do aprendizado passa pela frequência escolar”.

Feder acrescenta que a frequência escolar também está atrelada ao pagamento anual de bônus. “Nós percebemos um engajamento de toda a rede em atingir a frequência mínima. Até o ano passado, a regra era que escolas que atendem a estudantes no período diurno alcançassem 80% de presença e escolas que atendem também em período noturno, 75% de presença. A partir deste ano subimos a expectativa pela média para 82% e 77%”.

Sala do Futuro e responsáveis mais perto da vida escolar dos alunos

A ferramenta Sala do Futuro pode ser acessada pelos responsáveis por meio de aplicativo — sem uso de dados móveis para aqueles que têm telefones nas operadoras Claro e Vivo — ou pelo site https://saladofuturo.educacao.sp.gov.br/login-responsaveis. O login e a senha são os mesmos de acesso à Secretaria Escolar Digital (SED). É possível registrar o primeiro acesso e senha ou redefinir a senha no mesmo espaço, de forma simples e intuitiva. Se os responsáveis precisarem de apoio, podem pedir ajuda nas secretarias das escolas estaduais para acessar a aplicação.

Na Sala do Futuro, os responsáveis têm acesso à frequência escolar, podem justificar ausências, conferir os boletins bimestrais com as notas, o calendário escolar e tarefas de casa que estão pendentes. Desde março, 500 mil responsáveis já acessaram o aplicativo Sala do Futuro. A expectativa é que até outubro do ano que vem, 2,5 milhões de responsáveis baixem o aplicativo.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments